Problema de varizes atinge sete em cada dez pessoas

17 de novembro de 2015

Sete em cada dez pessoas sofrem com varizes. Essa é uma preocupação que vai muito além da beleza e o problema pode provocar muitas dores. Nas mulheres elas têm aparecido cada vez mais cedo e os homens também sofrem com um tipo hereditário.

“Sinto dores nas pernas. Eu amanheço o dia bem, mas com o decorrer do tempo, do dia, andando pra lá e pra cá, fazendo as coisas, aí eu começo a sentir dores nas pernas”, relata a dona de casa, Tatiana Elias.

Nesses casos, o melhor a fazer é procurar logo um angiologista. Tatiana está fazendo um tratamento considerado atualmente um dos mais eficazes para diminuir as varizes, combinando três técnicas: laser, escleroterapia, que são injeções, e resfriamento da pele.

As varizes aparecem quando as veias se dilatam e deixam de ser retas, ficando saltadas. “O tratamento precoce justamente facilita o tratamento e previne uma complicação que possa desenvolver num quadro de varizes”, explica Rossi Murilo, angiologista e cirurgião vascular.

A aposentada Maria José de Castro quase teve uma dessas complicações. Ela fez uma cirurgia há 20 dias e não corre mais risco de inchaço nas pernas: “O médico explicou que se eu não fizesse, eu corria o risco de trombose. Então, que era melhor prevenir, e foi o que eu fiz”, conta.

As varizes aparecem com mais frequência nas mulheres, mas não apenas nelas. O professor de educação física Léo Dias é um homem que sofre com o problema: “Normalmente, fico entre oito e 12 horas em pé, trabalhando. E aí realmente o retorno venoso fica prejudicado e a falência das varizes acaba aparecendo um pouco mais precocemente”, diz.

As varizes podem ser causadas por fatores genéticos, hormonais e pelos hábitos do dia a dia.
Existem formas de evitar ou, ao menos, minimizar esse problema, como fazer exercícios físicos regulares, controlar o peso e não ficar muito tempo sentado ou em pé.

Vinícius Zimbrão, também professor de educação física, sofre com o problema, mas encontrou um jeito de minimizar as varizes e o estresse: “O meu cuidado é a atividade aeróbia, que eu faço muito. Eu pedalo e corro praticamente todo dia, então é a minha maneira de contrapor”, explica.

Fonte: G1

Ir ao topo